20 de maio de 2011

Aventuras Culinárias

Tenho a mania de aprontar na cozinha, estas minhas aventuras se da pela necessidade de controlar minha dieta por causa da doença de Crohn, tudo sem gordura, condimentos fortes, blá, blá, blá. www.abcd.org.br nesse site você poderá encontrar detalhes sobre dietas, aqui colocarei minha experiência, deixando para cada um reproduzir ou não minhas aventuras, kkkk.
A última foi hoje no almoço, Inhoque de cará.

Inhame e Cará

Benefícios

Rico em amido
Rica fonte de beta-caroteno
Boa fonte de vitaminas C e do complexo B
Contém cálcio, fósforo e ferro
O inhame é um alimento especialmente recomendado na prevenção de doenças como dengue,malária e febre amarela.

É bom para

Pessoas com alto gasto energético, porque é um alimento calórico, com a vantagem de ser de digestão fácil e rápida.
Macio, é indicado a bebês, idosos e convalescentes.

Não é bom para

Quem faz regime - deve consumir pouco, pois é rico em carboidratos e calórico.
Pessoas com obstipação intestinal precisam combiná-lo com salada de folhas (tem pouca fibra).
É encontrado nos mercados municipais, feiras livres e supermercados. Pesa em geral entre 300 e 500g, mas pode ser encontrado nas ''Casas do Norte'' em tamanhos grandes (mas de 2 quilos). A coloração tem de ser marrom uniforme. É oblongo e possui filamentos dispersos na superfície.
Deve estar bem firme e sem danos na casca - talhos na superfície podem expor a polpa úmida, alojar fungos e favorecer o apodrecimento precoce. Evite também se estiver com as extremidades ocas ou amolecidas. Conserva-se por longo tempo à temperatura ambiente em local seco e arejado, protegido da luz.

Vai a Receita.
Porção para 2 pessoas. ( quantidade boa)

1 cará grande.(lavar muito bem de preferência com uma buchinha de cozinha)
cozinha com cascar por uns 20 a 25 minutos(até cozinhar como batata)
espremer ou amassar bem com garfo.
1 ovo inteiro
sal a gosto
1/2 envelope de queijo ralado ( a gosto)
Farinha de trigo para ligar a massa muito pouco.

Cozinhar as bolinhas em água quente como enhoque tradicional, retirar assim que subir.

Coloque em um refratario, acrescente o molho da sua preferência.
eu faço molho em casa, com tomates frescos.
Prato pronto, acrescente manjericão, fica uma delicia.
Sem nenhum óleo.
Não ligue para a bagunça o que vale e o prazer que terá em preparar um prato, gostoso, nutritivo.kkk

Um comentário:

FRANCENER" disse...

Nao serve pra mim, eu to fazendo regime sempre! haha